Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

A revista Confluências publica artigos inéditos (em português, inglês e espanhol), resenhas e traduções que contemplem a construção de conexões teóricas e, preferencialmente, empíricas entre as ciências sociais e o direito. Serão aceitos artigos que, mesmo não sendo interdisciplinares, contribuam para a compreensão dos debates centrais nas áreas de ciências humanas e de ciências sociais aplicadas.
As resenhas têm como objetivo divulgar a produção recente (até dois anos) de livros nacionais e internacionais e debater sua relevância para o campo de interesse da revista.
Os artigos serão avaliados pelo editor e pelo conselho editorial para verificar sua adequação à linha editorial do periódico. Os artigos considerados relevantes serão remetidos de forma
anônima a dois pareceristas, para a avaliação. O prazo para a elaboração do parecer é de 60 dias. Após recebido, o parecer será encaminhado para o autor do artigo a fim de tomar ciência
ou para que incorpore as modificações sugeridas. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para o editor que avaliará as modificações efetuadas.

Os artigos não devem ultrapassar dez mil palavras (cerca de vinte páginas escritas em Times New Roman, tamanho 12 e espaço ½). As resenhas não devem ultrapassar duas mil palavras (cerca de 5 páginas). Os artigos devem ter um resumo em português e um abstract em inglês de não mais de dez linhas e três palavras-chave. Os autores devem também informar seus vínculos institucionais, função e títulos. Cada autor recebe três exemplares da revista.
As contribuições deverão ser encaminhadas com as seguintes características:
Folha: A4
Editor de texto: word for windows 6.0 ou posterior
Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm
Fonte: times new roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5.
Na folha de rosto o autor deverá incluir:
Título, resumo em português e em inglês, três palavras-chave, título do artigo; seguido da identificação do(s) autor(es) – nome completo, instituição à qual está ligado, cargo, endereço para correspondência, fone, fax e e-mail.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Referências Bibliográficas:

Somente serão apreciados texto que seguirem todas a normas bibliográficas especificadas.

As notas devem vir ao final do texto (notas de fim e não notas de rodapé).

As referências aos textos citados devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (Silva 1997: 260-262).
As citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial (quatro espaços à direita da margem esquerda). Todas as citações devem estar em itálico e sem aspas. As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e sem aspas.
A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir após as notas, e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos:

Livro:
SAHLINS, Marshall. 1985. Islands of History. Chicago: The University of Chicago Press.

Coletânea:
DOUGLAS, Mary (org.). 1970. Witchcraft, Confessions & Accusations. London: Tavistock Publications.

Artigo em Coletânea:
FERNANDES, Florestan. 1976. “Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá”. In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

Artigo em Periódico:

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1988. “Exode sur Exode”. L’Homme, XXVIII(2-3):13-23.

Tese Acadêmica:
CROCKER, Cristopher. 1967. Social Organization of the Eastern Bororo. Ph.D. Dissertation, Harvard University.

Texto extraído da internet:
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>. Acesso em: 01 out. 1997.

Condições para submissão

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O texto submetido não contém identificação dos autores.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).